27 de outubro de 2011

Comissão da Verdade - antes tarde do que nunca

Vinte e três anos após a promulgação da Constituição Federal e trinta e dois anos após a sanção da Lei da Anistia, finalmente os crimes e atrocidades cometidos durante a Ditadura Militar serão apurados. Me pergunto todos os dias porque o Brasil foi o único país a perdoar estes criminosos (garantia da Lei da Anistia) e permitir que os mesmos continuem atuando na frágil política brasileira? 


Foi difícil eleger uma ex-guerrilheira, mas tem sido fácil manter gente como Paulo Maluf e Sarney no poder. Porquê, meu Deus? Foi difícil eleger um ex-operário mas foi fácil ser roubado e enganado por Jader Barbalho e Fernando Collor. E foi difícil aprovar a criação da Comissão da Verdade, mas foi muito fácil fazer de conta que o passado brasileiro foi uma beleza. 

Ainda que haja algumas falhas, a Comissão da Verdade é um avanço importantíssimo para o Brasil. É mais uma forma de limpar e quem sabe, reinventar o modo de fazer política por aqui. Espero que toda a verdade (ou boa parte dela) venha a tona para que as máscaras caiam. A Comissão da Verdade não trará pessoas de volta, mas vai dar às famílias de tantos desaparecidos políticos o justo direito de saber onde e porquê seus entes queridos se foram.
 

Do Cotidiano Template by Ipietoon Cute Blog Design