13 de abril de 2015

Antes de fazer Mestrado, é bom saber (parte 1)

Há uma pequena diferença entre o que se sonha e o que se vive na realidade. Isso também vale para o mestrado. São 2 anos de muito estudo, forninhos caindo todos os dias e uma mistura de emoções e sensações. Portanto, meus jovens, antes de fazer mestrado, saibam que:

1- Ser organizado é questão de sobrevivência

Um belo dia, você acorda e tem 6 textos pra ler. Destes, apenas 1 está em português, 3 em inglês e 2 em espanhol. Você não manja dos paranauês da língua espanhola e pra melhorar, estes são os textos maiores. E pra alegria ser maior, você constata isso numa segunda e tudo tem que estar na ponta da língua na aula de quinta-feira. Coisa linda de Deus,né? Só que não. Portanto, organização é fundamental para sobreviver. Porque texto acumulado é a principal causa de surtos entre mestrandos (#EstudosApontam). 



2- Tenha sempre um caderno de anotações

Insights vem e vão, não importa hora e lugar. É sempre bom ter algo pra anotar a ideia que veio no busão, na fila do banco, no almoço de domingo na casa da vó...tenha sempre um caderno pra anotar essas ideias. 

3 - Seu orientador, seu grande amor!

Não dá pra ser orientado por alguém que não nos inspira simpatia. Imagina se relacionar 2 anos com alguém que você odeia? Chato pra cacete,né? Em alguns programas de mestrado, o orientador é escolhido pelo mestrando; em outros, é o orientador que escolhe o mestrando. Eu fui escolhida pela minha orientadora e desde que escrevi meu projeto, queria muito que ela fosse minha orientadora. O cara lá de cima ouviu minhas preces e agora, sou orientada pela professora mais "diferentona" de todas. E porque o amor é importante? Porque orientador briga, puxa orelha,cobra artigo, pega no pé mesmo! Além disso tudo, a minha orientadora sempre é bem justa, me elogia quando mereço (e briga comigo quando "pulo o corguinho"). Não dá pra ficar de mimimi's do tipo "meu orientador é feio,bobo e chato". Porque, enquanto o mimimi rola, vem seminário, qualificação, dúvidas, prazos chegando ao fim. Portanto, se você e seu orientador não se relacionam muito bem, procure melhorar isso ou procure outro orientador. Sem amor, nada rola. Nem mesmo a dissertação #FicaaDica

Escrevi isso aqui rapidão porque tenho um artigo pra escrever e uns textos pra ler. Depois, publico a segunda parte,people!

#FocaNoArtigo

Até mais!

AnaLu Oliveira
 

Do Cotidiano Template by Ipietoon Cute Blog Design