22 de agosto de 2018

Amizade tem poder, mas tem limites também. E tá tudo bem, Gaby

Eu amo o Twitter e tô sempre por lá. E foi numa dessas minhas idas por lá que me deparei com um tweet da cantora Gaby Amarantos (uma deusa <3) falando algo que causou polêmica. O tweet foi esse aqui ó

Eu - que sou uma pessoa apaixonada pelos meus amigos e muito amada por eles também - concordo e discordo dessa frase. Reconheço que meus amigos são capazes de coisas incríveis e poderosas pra garantir que tudo fique bem. Eu também não sou muito diferente deles nesse ponto. Uma das coisas que tive que aprender com a terapia foi justamente a ver que por mais amor que haja em uma relação, não se pode fazer tudo pelo outro. Nem mesmo as mães conseguem fazer isso. 



Relações saudáveis tem sim e não. Tem divergências. Tem limites. No post anterior, eu falei sobre rede de apoio e sobre como eu recebi ajuda na pós-separação. O que meus amigos e familiares fizeram por mim foi poderoso e a eles deixo aqui a minha eterna gratidão. Mas, o que eles fizeram não substitui o trabalho da minha terapeuta. E o que a minha terapeuta fez não substitui o carinho que recebi deles. 

Em uma das muitas sessões, minha terapeuta falou sobre isso. Ela disse "o amigo vai em um ponto, a terapia vai em outro. Um não anula o outro. Ambos são importantes para o processo". 



Eu acredito no poder da amizade. Ela tem poder mesmo e a Gaby tá certa em dizer isso. Mas, por mais poderosa que ela seja, nunca será capaz de fazer o que a terapia faz. A terapia não faz o que o amigo faz. Existem coisas que os amigos não estão preparados para ouvir ou entender. Tem coisas que os amigos não sabem lidar. E tá tudo bem nisso, gente. 


Até os terapeutas precisam de amigos (e também de terapeutas). Não misturem as coisas. Incentivem seus amigos a fazer terapia sempre que perceberem que algo não vai bem. Amem seus amigos mas reconheçam seus limites na hora de cuidar deles. Faça terapia também. Ame seus amigos. Amizade é poderosa sim. Mas ela não cura e não salva ninguém. 

Um grande abraço,

AnaLu Oliveira
@oliveiranalu
 

Do Cotidiano Template by Ipietoon Cute Blog Design