Pessoas politizadas protestam. E protestar é bem diferente de depredação, vandalismo e baixaria. Sou completamente favorável a debates e protestos, principalmente vindo das classes trabalhadora e estudantil. Mas o que está acontecendo ali na USP não dá pra ser chamado de protesto estudantil. Um bando de alunos usuários de uma droga ilícita querendo tirar a PM para que eles continuem a usar suas drogas sem "interferência".
No começo do ano, um aluno foi morto dentro do estacionamento da USP, e os estudantes pediram o aumento da segurança e até a presença desta tão temida PM. E agora, pra fumar maconha, querem tirá-la de lá. Fala sério!
A abordagem policial é altamente questionável, sim. Todos sabem que PM nenhuma no mundo é treinada para abordar o cidadão assim: "Olá, bom dia cidadão. O senhor está com armas ou drogas? Se não estiver, obrigado e vá com Deus." Isso também tem que mudar. Mas será que vale a pena colocar uma universidade inteira sem segurança alguma só pra fumar maconha em paz?
Foi-se o tempo em que ter PM no campus era algo realmente perigoso para a democracia. Porque ao invés de lutar pela retirada da PM, esses estudantes não vão lutar pela legalização da maconha? Eu não sou a favor disso, mas se é isso que tá pegando, por que não lutar pra mudar uma lei ao invés de mudar uma coisa tão absurda? Não sei se o pessoal da USP sabe, mas o uso de maconha não é lícito e ainda é passível de punição.
São protestos como estes que desmoralizam os movimentos sociais, que mancham o histórico de lutas da classe estudantil. E que ninguém venha com papo de que só a mídia é que denigre os movimentos sociais porque, vendo isso que acontece na USP, não há cidadão que fique chateado. Chateado por ver o dinheiro de seus impostos sendo investido em uma universidade e em seguida, ser destruída e desvalorizada pelos próprios estudantes.
Os dois lados estão errados. Todos precisam rever seus conceitos. Todos merecem nota 0 no quesito educação e cidadania.
E você, o que tem a dizer sobre isso?