28 de agosto de 2013

O médico receitou: racismo e xenofobia 3 vezes ao dia

Uma família negra passa pela ala dos macacos no zoológico de Goiânia. O pai começa a chamar o macaco pelo nome do próprio nome. "Paulinho, vem cá. Para de pendurar nesse negócio", risos em seguida. 

Um monte de médicos se dirigem ao aeroporto para recepcionar médicos cubanos com vaias e falas racistas e xenofóbicas. "Escravo, escravo, escravo, escravo", este foi apenas um dos muitos gritos da máfia do jaleco, que querem que a saúde do brasileiro melhore sem que eles tenham que ir às periferias e regiões afastadas do país (afinal, pra quê ir tratar pobre e preto, né?)


Uma pessoa veio me perguntar porquê eu falo pra todo mundo que sou negra. "Por que sou negra, ué". Resposta da pessoa: "não, que isso! Porque você pensa isso de você? Você é morena jambo! Moreninha forte! Negra, não!".

--

Gente pobre, rica, branca, negra, legal, estudada, analfabeta...o racista não tem um perfil definido, uma classe definida. E antes que alguém diga que isso é coisa de terceiro mundo, lembre-se que até nos países "exemplos", há casos horrorosos de racismo e xenofobia. O racismo é uma doença nojenta presente em todas as classes sociais, em todas as cidades do mundo. Presente até entre negros e isso é lamentável. 

Todas as manifestações de racismo, a falta de identidade e orgulho negro são frutos de uma cultura escravocrata que ainda existe em nosso país. A população negra e, principalmente,a pobre, sofre todo tipo de desrespeito e humilhação. O tiro vem de todos os lados.

Moreninha forte é o escambau! Sou negra e tenho orgulho disso. Minha gente é forte, guerreira e digna de respeito aqui ou em qualquer lugar do planeta. Acho lamentável toda essa demonstração racista e xenofóbica dos médicos brasileiros. O pior é saber que eles não são os únicos a pensar assim. Sim, o sistema de saúde brasileiro vai de mal a pior, assim como outros setores. Mas, a máfia do jaleco prova mais uma vez que o problema maior no Brasil é mesmo a educação, ou a falta dela.

#AcordaBrasil

Até mais!

AnaLu Oliveira
 

Do Cotidiano Template by Ipietoon Cute Blog Design