17 de julho de 2010

WWW.MIDIASEREDES.COM.BR

Orkut. Twitter. Facebook. Formspring. Blog. MySpace. Estas são as mais populares mídias sociais, ou pelo menos as mais conhecidas. Utilizadas e exploradas não só por pessoas comuns como também por organizações e empresas dos mais diversos segmentos, as mídias sociais se tornam a cada dia, peças importantes em campanhas para divulgar produtos, serviços e idéias. Mas antes de continuar este papo, vamos responder a pergunta: qual é a diferença entre mídia e rede social?


A mídia social é uma forma de transmitir ou compartilhar informações com um público amplo. Toda a pessoa tem a oportunidade de criar e distribuir estes dados, da forma que lhe aprouver. A mídia social digital é a internet.

Por outro lado, a rede social é um ato de engajamento. Grupos de pessoas com interesses comuns se associam e constroem relacionamentos através de encontros programados. E isso também acontece há muito tempo. Pessoas que se reuniam em clubes para debater idéias e ideais, por exemplo, hoje criam um grupo virtual, e neste espaço, expõem seus pensamentos a qualquer dia e hora, em qualquer lugar do mundo. E tudo isso, gratuitamente.

A distância não impede que eu ou você, leitor amigo, converse com alguém que esteja no Japão. Basta entrar na internet, fazer login na sua rede social e procurar o perfil desejado. Ao menos que esta pessoa não esteja inserida em nenhuma rede social ou que o perfil que você tenha encontrado não seja verdadeiro, você poderá trocar conhecimento, saber um pouco mais sobre o mesmo e também, conhecer outras pessoas daquela rede.

Os perfis falsos – também chamados de “fakes” – fazem parte dos pontos negativos desta popularização da rede social digital. São poucas as redes que possuem mecanismos que garantam a segurança e veracidade dos dados informados. O que parece, nem sempre é. Os hackers também fazem parte deste time. Pessoas que roubam dados importantes como números de cartões, documentos entre outros.

Muita gente considera conteúdo de internet falso. Já crê que todas as informações que ela tem, são mentiras. Assim como existem mentirosos na vida virtual, há também na vida real. Cabe a quem lê, ter o discernimento de saber reconhecer a mentira, sem pré-julgamentos. Mas muitas informações chegaram primeiro via internet. Um grande exemplo foi a morte de Michael Jackson, que foi anunciada e confirmada em primeira mão, pelas vias virtuais.

Graças a esta evolução digital, as distâncias diminuíram, assim como também diminuíram a saudade e a ausência de notícias. Lembro que quando minha grande amiga resolveu morar em Londres, por 2 anos e meio mantivemos contato pela internet. Conversávamos via web cam, trocávamos depoimentos pelo orkut, falávamos no MSN. Acompanhei o crescimento do meu afilhado pelo fotolog que ela criou.

Meu conselho para quem está começando a fazer parte de redes e mídia social digitais é bíblico: “Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam.” 1 Coríntios 10:23. Conheça, estude, descubra. Depois julgue se é necessário, válido e útil de alguma forma. Faça o login, e dê a sua opinião em um dos meus perfis.

Twitter: oliveiranalu

Grande abraço.

Observações importantes:

- O versículo citado acima foi extraído do site www.bibliaonline.com.br

- Dos usuários cadastrados em todas as mídias sociais, as mulheres são maioria dentre os usuários. Das redes sociais pesquisadas pelo site informationbeautiful. net, 57% dos perfis cadastrados no twitter e facebook, são de mulheres. Já no My Space, a mulher detém 59% dos perfis.

- Atualmente, cuido de 4 perfis no orkut, 6 twitters e 6 blogs.

- No momento, estou online no MSN: anny_rocker@hotmail.com. Me add.

AnaLu Oliveira.
 

Do Cotidiano Template by Ipietoon Cute Blog Design